Universidade e Sociedade

 INTELIGÊNCIA COLETIVA

Pierre Lévy 

O advento da rede mundial de computadores e, posteriormente, sua utilização como meio para educação à distância, fez com que surgissem práticas e teorias ligadas ao aprendizado em rede, propiciando formas efetivas de ensino mediado por tecnologias. Para se pensar novas relações com os saberes, uma parte representativa dos educadores que atuam nessa vertente adotou conceitos criados, apropriados e disseminados por Pierre Lévy, pensador canadense estudioso da Cibercultura e da Inteligência Coletiva.

Este autor propõe que o conceito de inteligência coletiva configura um ecossistema de quatro dimensões: material, técnico, cultural, social. A base concreta, física, material constitui condições de possibilidade do mundo contemporâneo, onde cidades, ruas, veículos, meios de comunicação, configuram limites e ambientes da inteligência coletiva. O ecossistema material é a base do capital técnico que, por sua vez, propicia a condição do capital social que retorna sobre aquele, modificando-o. Os novos meios de comunicação (internet, redes sociais etc.) fomentam o capital social, ao permitir estabelecer relações interpessoais virtuais que, eventualmente, terminam em encontros presenciais, ambos, contudo, reais. Oferecem condições, também, ao desenvolvimento do capital cultural, já que nunca houve tanta informação ou conhecimento quanto o atualmente disponível nas redes. 

Nessa perspectiva, a inteligência coletiva não é um tema puramente cognitivo e sim político e social, pois só pode existir desenvolvimento da inteligência coletiva se houver cooperação competitiva ou competição cooperativa.

Nesse contexto, escolas e universidades perdem progressivamente o monopólio da criação e transmissão do conhecimento e os sistemas públicos devem tomar para si a missão de orientar os percursos individuais do aprendizado e de contribuir para o reconhecimento dos conjuntos de saberes, pertencentes a cada pessoa.

A obra de Lévy encontra -se disponível na web. Ver principalmente: <http://pt.scribd.com/doc/11036046/Cibercultura-Pierre-Levy> e <http://pt.scribd.com/doc/48246692/PierreLevy-Inteligencia-Colectiva-Por-una-antropologia-del-ciberespacio>.

Roberto Carlos Ferreira Batista. Acadêmico do curso de graduação LI - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB – Campus Jorge Amado, Itabuna/BA



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