Campo das Ciências: Saberes e Práticas
A Extensão Universitária em Debate
Prof., Alex Mota
dos Santos
Universidade
Federal do Sul da Bahia - UFSB
Partindo deste
pressuposto, Mota apresentou um pouco sobre o seu trabalho, intitulado
Curricularização da Extensão Universitária: Relato de uma experiência num curso
de engenharia de transportes, que será publicado em breve. Para ele, a Universidade
Federal do Sul da Bahia (UFSB) desenvolve suas ações a partir de um tripé de
atuação: Ensino – Extensão – Pesquisa.
O conteúdo é
bastante expositivo, e usa principalmente de dados de pesquisas recentes
desenvolvidas pelo autor, e de relatos de experiências de atividades acadêmicas
práticas, que ele escreveu num curso de engenharia de transportes da
Universidade Federal de Goiás, meses atrás. O mesmo, apresentou resultados
significativos das práticas de extensão universitária.
Para Santos, a
extensão universitária da UFSB é desenvolvida por meio do Plano Nacional de
Educação (PNE); o PNE, Lei Federal n. 10.172/2001 – META 23; o PNE, Lei n.
13.005 de 25 de junho de 2014 – META 12.7, e a Resolução n. 7/2018
(MEC/CNE/CES).
É importante
ressaltar, que desde 1930 o Brasil vem apresentando os Planos Nacionais de
Educação. Por sua vez, a obrigatoriedade deste plano ficou mais claro na
Constituição Federal de 1988. Neste viés, Santos vai dizer que a META 23,
apresentou programas de desenvolvimento da extensão universitária. Enquanto
isso, a META 12.7, estabelece que as atividades de extensão devem compor no
mínimo 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de
graduação, os quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos.
De acordo com o
professor, a extensão universitária é entendida como as ações em que a
universidade desenvolve com a comunidade. Enquanto isso, a política nacional de
extensão universitária é vista como um processo educativo, cultural e
científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e
viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Extensão é um
trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.
Nesta visão, o autor salienta a partir da Resolução n. 14/2021, da UFSB, que a comunidade acadêmica é “a extensão com processo interdisciplinar, educativo, cultural, político e científico, que promove a interação transformadora entre a UFSB e outros Setores da Sociedade”. Nesta concepção, Alex apresenta os objetivos e extensão na UFSB. Segundo ele, os objetivos visam:
Ampliar as relações entre a universidade e a sociedade;
Desenvolver ações de comunicação e informação que favoreçam a difusão de conhecimento científico;
Integrar o ensino, pesquisa e extensão;
Avaliar e fortalecer as políticas nos territórios de abrangência da UFSB;
Incentivar a geração de produtos, serviços, comunidades e a sociedade civil organizada dos territórios Sul e Extremo Sul da Bahia.
Em sua explanação, Matos vai afirmar que, na classificação das ações de extensão são contemplados programas, projetos, cursos, produtos, prestação de serviços variados, entre outros. O professor também esclareceu da importância da Curricularização da extensão, sobre a necessidade de inserir no currículo do estudante a atividade de extensão. Nesta perspectiva ele fala da creditação da extensão na UFSB. Na oportunidade apresenta a Resolução n. 13/2021, onde enfatiza que a atividade de extensão somente poderá ser creditada quando:
1. Se envolver o público externo, não sendo creditada aquela que tenha como público exclusivamente membros/as da comunidade acadêmica da UFSB;
2. Caso o/a estudante desempenhe atuação protagonista, sendo o/a agente da atividade com participação em etapas significativas do processo, e não apenas ouvinte ou cursista;
3. Componente curricular de extensão (CCEX);
4. Atividades curriculares de extensão (ACEX);
5. Programas – produtos – cursos – eventos – projetos.
Por fim, Santos
conclui que a divulgação de trabalhos científicos em eventos e revistas são de
fundamental importância para se adquirir experiências de extensão universitária
e difusão do conhecimento científico. Nesta dimensão, ele incentiva a
comunidade acadêmica, professores e estudantes a fazer uso da metodologia e das
ferramentas da universidade para produzir produtos e trabalhos científicos como
artigos, revistas, periódicos, resumos, entre outros, e, submeter para
publicação nas variadas plataformas de revista científica.
Prof., Alex Mota
dos Santos, Graduado em Sensoriamento Remoto – Instituto Federal de Educação, Ciências
e Tecnologias de Goiás, Me. em Geografia – Universidade Federal de Goiás, Dr.,
em Geografia – Universidade Federal do Paraná, atualmente é prof. adjunto da
Universidade Federal do Sul da Bahia – Jorge Amado, de Itabuna. A palestra a
Extensão Universitária é uma conversa dirigida para estudantes matriculados em
cursos de graduação no Brasil. O objetivo é esclarecer sobre as novas
diretrizes da extensão e também exemplos de projeto.
Referências:
A EXTENSÃO
Universitária em Debate. [S. l.]: Universidade
Federal do Sul da Bahia: Geotecnologias na rede, 18 out. 2021. 1 vídeo (1h:20min:08seg).
[Live]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6moNCfPZ8KU. Acesso em:
24 out. 2021. Palestrante prof. Alex Mota dos Santos, participação do prof.
Maurício Farias Couto.
Roberto Carlos
Ferreira Batista: Acadêmico do curso de graduação LI - Linguagens, Códigos e
suas Tecnologias, da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB – Campus Jorge
Amado, Itabuna/BA.
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