Campo das Ciências: Saberes e Práticas

 

A Extensão Universitária em Debate

Prof., Alex Mota dos Santos

Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

 

O Prof. Alex Mota dos Santos, chama a atenção para a importância da extensão universitária entre a universidade e a sociedade. Em seu debate, o autor destaca principalmente sobre o que a extensão universitária prevê a partir da legislação, que, por sua vez, visa a necessidade dos estudantes das graduações terem no currículo 10% de carga horária em atividades de extensão.

Partindo deste pressuposto, Mota apresentou um pouco sobre o seu trabalho, intitulado Curricularização da Extensão Universitária: Relato de uma experiência num curso de engenharia de transportes, que será publicado em breve. Para ele, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) desenvolve suas ações a partir de um tripé de atuação: Ensino – Extensão – Pesquisa.

O conteúdo é bastante expositivo, e usa principalmente de dados de pesquisas recentes desenvolvidas pelo autor, e de relatos de experiências de atividades acadêmicas práticas, que ele escreveu num curso de engenharia de transportes da Universidade Federal de Goiás, meses atrás. O mesmo, apresentou resultados significativos das práticas de extensão universitária.

Para Santos, a extensão universitária da UFSB é desenvolvida por meio do Plano Nacional de Educação (PNE); o PNE, Lei Federal n. 10.172/2001 – META 23; o PNE, Lei n. 13.005 de 25 de junho de 2014 – META 12.7, e a Resolução n. 7/2018 (MEC/CNE/CES).

É importante ressaltar, que desde 1930 o Brasil vem apresentando os Planos Nacionais de Educação. Por sua vez, a obrigatoriedade deste plano ficou mais claro na Constituição Federal de 1988. Neste viés, Santos vai dizer que a META 23, apresentou programas de desenvolvimento da extensão universitária. Enquanto isso, a META 12.7, estabelece que as atividades de extensão devem compor no mínimo 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, os quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos.

De acordo com o professor, a extensão universitária é entendida como as ações em que a universidade desenvolve com a comunidade. Enquanto isso, a política nacional de extensão universitária é vista como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.

Nesta visão, o autor salienta a partir da Resolução n. 14/2021, da UFSB, que a comunidade acadêmica é “a extensão com processo interdisciplinar, educativo, cultural, político e científico, que promove a interação transformadora entre a UFSB e outros Setores da Sociedade”. Nesta concepção, Alex apresenta os objetivos e extensão na UFSB. Segundo ele, os objetivos visam:

Ampliar as relações entre a universidade e a sociedade;

Desenvolver ações de comunicação e informação que favoreçam a difusão de conhecimento científico;

Integrar o ensino, pesquisa e extensão;

Avaliar e fortalecer as políticas nos territórios de abrangência da UFSB;

Incentivar a geração de produtos, serviços, comunidades e a sociedade civil organizada dos territórios Sul e Extremo Sul da Bahia.

Em sua explanação, Matos vai afirmar que, na classificação das ações de extensão são contemplados programas, projetos, cursos, produtos, prestação de serviços variados, entre outros. O professor também esclareceu da importância da Curricularização da extensão, sobre a necessidade de inserir no currículo do estudante a atividade de extensão. Nesta perspectiva ele fala da creditação da extensão na UFSB. Na oportunidade apresenta a Resolução n. 13/2021, onde enfatiza que a atividade de extensão somente poderá ser creditada quando:

1. Se envolver o público externo, não sendo creditada aquela que tenha como público exclusivamente membros/as da comunidade acadêmica da UFSB;

2. Caso o/a estudante desempenhe atuação protagonista, sendo o/a agente da atividade com participação em etapas significativas do processo, e não apenas ouvinte ou cursista;

3. Componente curricular de extensão (CCEX);

4. Atividades curriculares de extensão (ACEX);

5. Programas – produtos – cursos – eventos – projetos.

Por fim, Santos conclui que a divulgação de trabalhos científicos em eventos e revistas são de fundamental importância para se adquirir experiências de extensão universitária e difusão do conhecimento científico. Nesta dimensão, ele incentiva a comunidade acadêmica, professores e estudantes a fazer uso da metodologia e das ferramentas da universidade para produzir produtos e trabalhos científicos como artigos, revistas, periódicos, resumos, entre outros, e, submeter para publicação nas variadas plataformas de revista científica.

Prof., Alex Mota dos Santos, Graduado em Sensoriamento Remoto – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Goiás, Me. em Geografia – Universidade Federal de Goiás, Dr., em Geografia – Universidade Federal do Paraná, atualmente é prof. adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia – Jorge Amado, de Itabuna. A palestra a Extensão Universitária é uma conversa dirigida para estudantes matriculados em cursos de graduação no Brasil. O objetivo é esclarecer sobre as novas diretrizes da extensão e também exemplos de projeto.

Referências:

A EXTENSÃO Universitária em Debate. [S. l.]: Universidade Federal do Sul da Bahia: Geotecnologias na rede, 18 out. 2021. 1 vídeo (1h:20min:08seg). [Live]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6moNCfPZ8KU. Acesso em: 24 out. 2021. Palestrante prof. Alex Mota dos Santos, participação do prof. Maurício Farias Couto.

Roberto Carlos Ferreira Batista: Acadêmico do curso de graduação LI - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB – Campus Jorge Amado, Itabuna/BA.

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