Universidade e Sociedade

 

Universidade - finalidade - função


Neste tópico Universidade, finalidade e função, aborda especificamente sobre pré-conceitos e expectativas com o ensino superior na atualidade; o estado atual da educação superior brasileira; universidades, rankings, privatização e globalização; a UFSB e seu modelo de Universidade Nova.
Fala sobre a atual necessidade das universidades formar gente que tenha capacidade de inovar. Esta por sua vez, tem sido visto como um grande desafio. Para Ribeiro (2014), Antigamente, falava-se em aprender certos conteúdos. Conforme o autor, na atual geração, insistiu-se que o fundamental não era aprender modelos ou regras, mas aprender a aprender. Hoje, a sua visão é de modificar esse lema, sem porém rejeitar, e de apresentar a ideia de que também é preciso aprender a desaprender.
Entende-se que há um possível erro que provém da universidade, dos pais, da imprensa. De acordo com o autor, esse erro está em querer para os alunos aquilo que nem a academia, nem o colo, nem o mundo lhes podem dar: uma segurança, uma certeza quanto ao futuro. (citado por: RIBEIRO, Renato Janine, 2014).

Para o autor, existe sete preconceitos sobre a educação superior:

1. "A educação superior deve ser para uma elite e não para a minoria".

2. "A educação superior diminui a qualidade conforme se divide com maior número de gente". 

3. "Só uma educação mínima é apta para a educação superior". 

4. "Para a educação superior se devem selecionar os mais aptos". 

5. "Não se deve proporcionar educação superior além das possibilidades de emprego".

6. "O estado já está gastando demasiado em educação superior. Complementa que a educação superior não deve ser gratuita ou semigratuita". 

7. "Não se deve querer que todos sejam profissionais". Segundo Gonzáles apud Wanderley (1984), "seria horrível um mundo onde não houvesse operários".

Diante do que foi abordado, conclui-se que o modelo universitário é dominante e quer converter a educação em um serviço rentável para o capital. (Boaventura Souza Santos).


Roberto Carlos Ferreira Batista. Acadêmico do curso de graduação LI - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Campus Jorge Amado, Itabuna/BA.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Universidade e Sociedade

Campo das Ciências: Saberes e Práticas